Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque todas as iniciativas para dinamizar o centro histórico das nossas cidades são de louvar. Especialmente iniciativas como esta.
Assinala-se esta quinta-feira, dia 8 de maio, a efeméride da morte do Marquês de Pombal e o Município associa-se a esta data dedicando o mês a Sebastião José de Carvalho e Melo com o inicio das comemorações de "Maio: mês do Marquês".
Este programa terá um conjunto de iniciativas que comemorarão a vida e obra do Marquês de Pombal, que é a quem se deve a criação da primeira fábrica de chapéus finos do reino, que foi criada em Pombal no dia 24 de Março de 1759. No séc. XVIII, as damas da corte usavam muito as sombrinhas (que a par das perucas, eram consideradas um sinal de riqueza e de estatuto social) e como tal o Município lançou um desafio às IPSS do concelho para decorarem 150 chapéus de chuva, num total de 500, que são agora o elemento central a dar cor ao Centro Histórico da Cidade de Pombal.
Esta iniciativa do Pelouro do Comércio e do Museu Marquês de Pombal tem como objetivos, para além da celebração da obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, promover a decoração de algumas ruas do centro histórico, promovendo assim a dinamização desta zona da cidade e envolvendo a comunidade na realização desta iniciativa.
daqui
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.